Treinamento e Desenvolvimento – Hospital e Maternidade Santa Maria

Treinamento & Desenvolvimento

Para promover a melhor experiência e assistência segura aos pacientes, nós do Grupo Santa Joana investimos na formação e desenvolvimento de nossos colaboradores. Por isso, contamos com uma área de Treinamento e Desenvolvimento, com profissionais especializados e estratégias diversificadas de ensino.

As metodologias de aprendizagem são pensadas e definidas para atender necessidades específicas para o momento e para o negócio, visando os melhores resultados das ações propostas. Dentre elas:

Aulas expositivas (teóricas e práticas)

Essa estratégia caracteriza-se pela exposição do conteúdo com a participação ativa dos profissionais, considerando os seus conhecimentos prévios, favorecendo e incentivando os participantes a questionarem, interpretarem e discutirem o tema apresentado. Para tanto, além da teoria, podemos propor atividades práticas para consolidação das informações.

Gamification

Essa metodologia caracteriza-se pelo “(…) uso de mecânicas, estética e pensamento de jogos para engajar pessoas, motivar a ação, promover aprendizagem e resolver problemas.” Kall M. Kaap

 
Simulação Realística

A simulação realística figura entre as mais modernas e eficientes metodologias de aprendizado ativas e utiliza situações reais em um ambiente controlado para promover a aprendizagem.

 
e-Learning

O e-Learning (Eletronic Learning) refere-se ao uso das técnicas eletrônicas de comunicação e informação para geração do conhecimento e aprendizado.



Para estabelecer essa cultura de aprendizagem e desenvolvimento contínuo, contamos ainda com o Sistema Colabora – uma plataforma unificada para gestão do capital humano. Por meio dessa plataforma realizamos a gestão das competências dos colaboradores, avaliando e identificando as necessidades de desenvolvimento, desenvolvendo um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

Nesse sentido, disponibilizamos nessa plataforma uma gama de objetos de aprendizagem (aulas, artigos, infográficos, vídeos, avaliação do conhecimento entre outros), bem como uma rede colaborativa e comunidade de práticas para compartilhamento do capital intelectual da instituição. O colaborador pode localizar treinamentos e outros materiais, além de gerenciar e acompanhar o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), tornando-se protagonista do seu aprimoramento.