O que leva um bebê a nascer prematuro?
Um parto prematuro é aquele que acontece antes das 37 semanas de gestação e pode ocorrer por uma série de fatores: pode ser porque a bolsa estourou antes da hora e por complicações como hipertensão, diabetes gestacional, anomalias do colo uterino, descolamento da placenta ou placenta prévia, malformações e infecções, entre outros.
Gravidez de gêmeos ou histórico de partos prematuros anteriores também podem levar à prematuridade, assim como a idade materna (menos de 17 anos ou mais de 35).
É muito importante fazer o pré-natal adequadamente e ter um acompanhamento especializado em gestações de alto risco. Dependendo do caso, pode ser necessária a internação em uma Unidade Semi Intensiva para monitoramento da gestante e do bebê, na tentativa de postergar o parto o máximo possível.
Outras medidas que podem ser tomadas para evitar o parto prematuro variam conforme as condições clínicas da gestante, mas podem incluir repouso, cerclagem do colo uterino e uso de medicamentos, conforme indicação médica.
Para saber mais sobre prematuridade clique aqui!