Consciência Obstétrica

Você deve ser a protagonista do seu parto e nós faremos de tudo para atender seus desejos, com carinho e segurança. O projeto Consciência Obstétrica, que começou em 2014 em todo o Grupo Santa Joana, parte deste princípio, envolvendo médicos, profissionais da saúde e, claro, pacientes. A ideia é conscientizar a todos sobre as melhores escolhas na hora do parto: a via de parto, as intervenções, os primeiros cuidados com o bebê e a promoção do vínculo entre a mãe e o recém-nascido.

No Hospital e Maternidade Santa Maria, em todos os momentos priorizamos a humanização no cuidado. Com isso, tratamos cada mãe como única, respeitando sua individualidade e oferecendo segurança e qualidade.
Aqui temos o Centro de Parto Normal, um andar inteiro dedicado às suítes de parto normal, que possuem banheira integrada ao quarto, cromoterapia e acessórios para conforto e alívio da dor. Nossos protocolos também foram pensados para atender às escolhas das gestantes, respeitando o plano de parto, comunicando previamente se algum procedimento não previsto for necessário.

Conheça o nosso Centro de Parto Normal


O que fazemos

• Temos um Centro de Parto normal, um andar inteiro voltado para o parto normal, com 4 suítes LDR, que possuem banheira integrada e equipamento para alívio da dor, como bola, barra de alongamento, banqueta e “cavalinho”. As salas de parto são amplas e possuem banheira com cromoterapia.                                                                            

• Respeitamos o plano de parto, documento em que a mãe registra previamente os seus desejos em relação ao parto, detalhando quais procedimentos estão autorizados ou não. Estimulamos a elaboração do plano de parto em conjunto com um especialista que possa esclarecer eventuais dúvidas sobre os procedimentos. Prezamos pela segurança de ambos e se for necessário algum procedimento que não estava previsto, será conversado previamente.

• Respeitamos o desejo da paciente com relação à analgesia, feita no momento que ela definir.

• Realizamos parto humanizado em diferentes posições, como semi sentada, de cócoras, lateral, quatro apoios e com banco de parto.

• Caso a família queira, fazemos o credenciamento de doulas, que oferecem suporte emocional, conforto e apoio.

• Não realizamos a episiotomia (corte no períneo) como rotina em todos os partos, apenas quando necessária.

•Adotamos o corte tardio do cordão umbilical. Isso auxilia na maior passagem de sangue e de hormônios para o bebê, enquanto a respiração é trabalhada.

• Entendemos a importância de mãe e o bebê ficarem juntinhos desde o nascimento, por isso promovemos o contato pele a pele na primeira hora de vida, desde que as condições clínicas permitam. Isso ajuda a estabelecer o vínculo mãe-bebê, na estabilização da temperatura corporal e na liberação de ocitocina. O bebê ficará no top baby com a mãe durante todas as etapas até chegar no quarto.

• Promovemos a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto. Isso fortalece o vínculo da mãe com o bebê e traz inúmeros benefícios para o recém-nascido, além de colaborar para o sucesso da amamentação.

• Realizamos o banho do bebê após 24 horas, para manter a camada protetora por mais tempo, ajudando a prevenir infecções.

• No caso de parto cesárea, é possível utilizar o campo transparente, em que a mãe consegue ver o bebê nascendo, mesmo com parte de seu corpo isolado do local da cirurgia. Também podemos reduzir as luzes da sala se o médico autorizar e colocar a playlist com as músicas escolhidas pela família.

 

Profissionais e gestantes mais conscientes

O projeto Consciência Obstétrica tem o objetivo de formar os profissionais por meio de eventos, treinamentos e visitas a instituições fora do Brasil para conhecer as melhores práticas relacionadas a assistência ao parto.

Também temos o objetivo de fornecer conhecimento às gestantes, para que possam tomar decisões baseadas em informações corretas. Para isso, a gestante e seu acompanhante podem realizar uma reunião com uma enfermeira do Grupo de Consciência Obstétrica, para tirar dúvidas e falar sobre suas expectativas e seu plano de parto. A reunião é feita por videochamada e também pode participar o médico ou a doula.

 

Para agendar a sua reunião, entre em contato conosco pelos telefones: (11) 3056-9000 opção 2.