Por que Santa Maria

Experiência: O Santa Maria conta com a experiência do Grupo Santa Joana, que também é formado pelo Hospital e Maternidade Santa Joana e Pro Matre Paulista em São Paulo. Juntos realizam mais de 40 mil partos por ano no Brasil. Somos especializados em cuidar da mãe e do bebê.

Centro de Parto Normal: O Santa Maria oferece um andar completo para parto normal.

Inovação: Uma das principais novidades é que a banheira fica dentro do quarto integrada ao ambiente, como acontece com algumas maternidades de fora do país.

Estrutura completa com objetos que facilitam no trabalho de parto da paciente: banheira, som ambiente, cromoterapia, cavalinho, bola de pilates e barra para favorecer os exercícios durante o trabalho de parto;

Apoio de equipe especializada: Enfermeira obstetra, que conduz o momento do parto de forma mais humanizada e dá suporte emocional à paciente;

Ambiente completo: A paciente ficará na suíte durante o pré-parto, o parto e após o parto. Ela sairá com o bebê grudadinho com ela e irá direto para a acomodação.

Segurança: acesso rápido ao Centro Cirúrgico proporcionando agilidade em casos de urgências;

Salas amplas: Com 30m2 para oferecer conforto e privacidade à paciente e estimular a presença do acompanhante;

Humanização: Aqui zelamos para que a mãe e o bebê permaneçam o tempo todos juntos, desde que não haja nenhuma complicação durante o nascimento. Nos preocupamos em oferecer um tratamento humano à mulher, com todo respeito, cuidado, atenção, independente de como é feita a escolha da via de parto – normal ou cesárea.

 

Por isso, zelamos também para que todas as mães estejam o tempo todo com os maridos ou acompanhantes que escolherem para que se sintam mais tranquilas durante um momento tão importante.
Independente da opção de parto, e desde que o bebê nasça bem, nos preocupamos para que a mãe e o bebê permaneçam juntos até o momento da alta.

Equipe Médica: A grande maioria dos profissionais que irão atender no Santa Maria vieram do Santa Joana. Os chefes dos principais serviços como Obstetrícia, Neonatologia, Ginecologia, Medicina Fetal e Pediatra serão os mesmos do Santa Joana garantindo o mesmo padrão de atendimento.

Segurança: Desde antes do nascimento, a mãe se preocupa com a saúde e segurança do seu bebê e nós, do Hospital e Maternidade Santa Maria, levamos isso a sério, pois a segurança de todos é nosso compromisso.

Aqui temos um rígido controle de acesso de pessoas e quando o bebê nasce, recebe três pulseiras de identificação com códigos de barra (uma em cada perna do bebê e uma no pulso). O bebê será sempre levado pela mesma enfermeira e quando ele volta para o berçário, as pulseiras são conferidas com todo o cuidado.

No momento da alta, a enfermeira é responsável por levar o bebê até a saída e só libera depois do segurança conferir as pulseiras da mãe e do bebê. Tudo isso para garantir o controle de todos os passos e que a mãe possa acompanhar o desenvolvimento dessa nova vida.

Acomodações amplas seguindo o mesmo padrão de hotelaria do Grupo Santa Joana: Apartamentos semi-privativos que oferecem conforto para os pacientes. São acomodações projetadas para disponibilizar o alojamento conjunto. Esse sistema auxilia o estreitamento de vínculo entre mãe e filho, sedimentando uma relação que se inicia no útero e perdura por toda a vida.

Além de facilitar o início da amamentação, o alojamento conjunto permite que a mãe passe mais tempo com o bebê antes da alta médica. Outro detalhe importante é que os banhos do bebê são realizados na frente da mãe, dentro da acomodação por uma enfermeira para que os pais possam acompanhar de perto. E no dia da alta, o pediatra avalia o bebê no quarto próximo dos pais.

Experiência com gestações de alto risco: Fazemos parte do Grupo Santa Joana, um grupo experiente em gestações de alto risco. Por isso, entendemos os grandes riscos de alguns partos.

Unidade Semi Intensiva: Para as mães que necessitam de cuidados especiais, a gente conta com um local onde nossas pacientes são acompanhadas 24 horas por dia para garantir que a gestação evolua de forma segura e o bebê permaneça o maior tempo possível dentro da barriga da mãe, evitando ao máximo partos antes da hora.

UTI Adulto: A nossa UTI Adulto está preparada para receber as mães que passarem por qualquer complicação na gestação. Com uma equipe multiprofissional especializada, tornamos tudo rápido e seguro, desde o primeiro sinal de atenção.

UTI Neonatal: O Grupo Santa Joana é responsável pelo desenvolvimento do conceito de UTIs Neonatais Especializadas, ou seja, temos uma UTI Neonatal especializada em prematuros extremos; especializada em complicações neurológicas e especializada em bebês de longa permanência. O Santa Maria oferecerá UTIs especializadas com uma equipe experiente, já que grande parte trabalhou no Santa Joana.

Localização

O Hospital e Maternidade Santa Maria têm fácil acesso e fica perto de tudo. Pensamos em cada detalhe para tornar a sua chegada e saída ainda mais fácil.
● A 3 minutos da Estação Brigadeiro do metrô
● Fácil acesso à Av. Paulista
● Estacionamento privativo com manobrista
● Localizado em bairro central (Bela Vista)
● Próximo a pontos de ônibus.

Cegonha Santa Maria: No Santa Maria seus familiares e amigos contam com um espaço exclusivo para aguardar a chegada do bebê. Assim que a criança nasce, no telão aparece um desenho animado de uma cegonha trazendo o bebê para os pais na maternidade. Logo depois, uma câmera instalada na sala de parto transmite ao vivo as primeiras imagens do bebê.