Coronavírus – COVID-19 - Hospital e Maternidade Santa Maria

Logo santa maria

Logo santa maria

Voltar para o Blog

Coronavírus – COVID-19

Publicado em 26 de maio de 2020

O novo Coronavírus, causador da Covid-19, tem sintomas semelhantes ao de uma gripe, variando de individuo para individuo, com potencial de, em uma minoria dos casos, causar sintomas graves.

A maior gravidade do Covid-19 é uma grande preocupação em pacientes com mais idade, especialmente depois dos 80 anos e pacientes com outros problemas crônicos de saúde. Em gestantes, até o momento, a doença não tem se comportado mais grave do que em outros indivíduos da mesma faixa etária. A transmissão da mãe para o bebê pela placenta ou no parto, também não parece ser um problema.

O período entre a infecção pelo vírus e o início da sintomatologia varia de 2 a 14 dias. Pessoas com sintomas respiratórios devem se afastar do convívio social.

Não há nenhuma medicação específica para o combate a vírus. O tratamento é de suporte conforme a sintomatologia do paciente. Anti-inflamatórios como o ibuprofeno, não devem ser usados em pessoas com suspeita de Covid-19, com a preferência pelo uso de dipirona e paracetamol para controle da febre e outros sintomas. Em gestantes, o uso de qualquer medicação deve ser antecedida por orientação médica.

As medidas de proteção contra o novo Coronavírus são semelhantes à de resfriados e gripe. Manter a constante higiene das mãos com água e sabão ou álcool gel; cobrir a boca e nariz com o antebraço ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações; não ter contato com pessoas com sintomas respiratórios; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas e não circular entre outras pessoas ao apresentar sintomas respiratórios.

As vistas às gestantes, puérperas e ao bebê devem ser adiadas até que a situação se resolva. Neste momento, não visitar é um gesto de amor.