A importância do ginecologista na vida da mulher - Hospital e Maternidade Santa Maria

Logo santa maria

Logo santa maria

Voltar para o Blog

A importância do ginecologista na vida da mulher

Publicado em 30 de outubro de 2020

Cuidado integral à mulher

No dia do ginecologista, vamos falar sobre a importância de ter consultas regulares, pelo menos uma vez ao ano, com esse profissional.

O corpo feminino é único, afinal é a mulher que engravida e carrega outra vida dentro de si. Por isso, seu sistema reprodutor é mais complexo. Essas características tão particulares exigem cuidado integral. A especialização do ginecologista é exatamente a sua saúde e bem-estar, por esse motivo, ter consultas regulares também pode prevenir ou diagnosticar doenças como o câncer de mama e de colo de útero.

Doenças ginecológicas mais comuns

Além delas, muitas outras doenças podem ser prevenidas ou detectadas precocemente através de exames ginecológicos. As mais comuns são:

Endometriose

Causada quando a mucosa que reveste a parte interna do útero cresce em outras regiões do corpo. A endometriose está ligada a infertilidade, pois afeta diretamente as trompas uterinas e os ovários. Fatores psicológicos como estresse, ansiedade e nervoso podem agravar ainda mais a situação.

Mioma uterino

Tumor benigno formado por tecidos musculares. Costuma ser assintomático, mas pode crescer demais e causar hemorragias com coágulos, cólicas intensas, períodos menstruais dolorosos, dor na relação sexual e infertilidade. Esse distúrbio é causado por uma desordem hormonal. No caso, o aumento de estrogênio.

Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

Distúrbio hormonal que pode desenvolver cistos no ovário. Comum em mulheres em idade reprodutiva, quem tem essa síndrome costuma ter o ciclo menstrual irregular e ter dificuldade para engravidar. Por ser resistente à insulina, a SOP também pode causar diabetes.

Infecção Urinária

Doença muito comum entre as mulheres. Ela ocorre por diversos fatores como segurar a urina mesmo estando com muita vontade de utilizar o banheiro ou a higienização incorreta da região perineal.

Existem dois tipos de infecção: a cistite, que causa problemas na bexiga; e a pielonefrite, que afeta os rins. Ambas causam problemas para a saúde, porém, a segunda é mais grave, provocando sintomas mais rigorosos.

Estar em dia com as consultas ginecológicas é a única maneira de garantir sua saúde e bem-estar.

Resp. Técnico: Dr. Francisco Giannattasio

CRM:42.825