10 dicas para você, gestante, curtir o verão de forma segura.

Logo santa maria

Logo santa maria

Voltar para o Blog

10 dicas para curtir o verão de forma segura.

Publicado em 29 de dezembro de 2020

A gestação é um momento em que a mulher sente mais calor devido à aceleração do metabolismo, que trabalha mais para que o bebê em formação receba os nutrientes necessários. Com o aumento da temperatura e a chegada de períodos de chuva, os cuidados com a saúde devem ser redobrados.
Pensando na sua saúde e na do seu bebê, separamos 10 dicas importantes para a estação mais quente do ano, além de cuidados especiais em tempos de pandemia.

Hidrate-se bem
Como as altas temperaturas facilitam a desidratação, beba pelo menos 2 litros de água por dia. Manter-se hidratada também é uma forma de proteção contra infecções urinárias e garantem que o líquido amniótico fique sempre no nível adequado.

Cuidado com as refeições fora de casa
No verão, os alimentos tendem a estragar mais facilmente. Não coma alimentos expostos à temperatura ambiente por mais de 30 minutos. Certifique-se sempre se foram bem higienizados.

Vacine-se contra a gripe
Além de te proteger, a vacina ajuda a criar anticorpos no bebê através da placenta. Assim, ele também ficará imune até o sexto mês.

Atenção aos cremes
Cremes e hidratantes são seguros, com exceção de cremes que contenham ureia, que não deve ser usado em gestantes. Peça sempre ajuda ao seu dermatologista para saber qual é a melhor escolha para você.

Sempre use filtro solar
Para evitar o surgimento de manchas na pele (melasmas), mais comuns durante a gravidez. Utilize-o até dentro de casa, pois ele também protege contra as luzes das lâmpadas e dos monitores.

Cuidado com os esfoliantes
Como alguns produtos com ácido são contraindicados para gestantes (consulte seu dermatologista), esfoliar a pele com açúcar cristal e mel é uma boa alternativa. Mas faça isso apenas 1 vez por semana para não causar feridas na pele que servem como porta de entrada para micro-organismos.

Usar repelente
Produtos com concentração de 10% a 50% de DEET (dietiltoluamida) ou com ICARIDINA são os mais indicados contra o Zika vírus e outros mosquitos.

Prevenir-se de quedas
Redobre à atenção em pisos molhados e lisos. Use sapatos baixos e com solado de borracha para maior equilíbrio e aderência.

Atenção às viagens de avião
Para prevenir o surgimento de problemas como a trombose, evite ficar muito tempo sentada com as pernas dobradas. Viagens de avião devem ser feitas apenas até a 32ª semana de gravidez. Durante os trajetos, hidrate-se e faça pequenas caminhadas a cada 2 horas.

Mantenha sua Vitamina D em um nível adequado
Baixos níveis de vitamina D podem trazer riscos para a gravidez e para o bebê. Converse com seu médico sobre sua necessidade de suplementação. Comer alimentos como carne, peixes, leites e ovos ajuda a aumentar os níveis dessa vitamina, além do banho de sol antes das 10h.

Coronavírus e o verão
É importante lembrar que, independentemente do que local, o uso de máscara, lavar as mãos constantemente e o distanciamento social devem ser mantidos. Evite compartilhar alimentos, bebidas, equipamentos e utensílios de uso pessoal com outras pessoas. Para a sua segurança, caso apresente qualquer sintoma de covid-19, permaneça em casa.