Vacina contra a gripe em gestantes é importante e deve ser mantida

Logo santa maria

Logo santa maria

Voltar para o Blog

Gestantes devem tomar a vacina da gripe!

Publicado em 13 de abril de 2021

A campanha de vacinação contra a gripe de 2021 começou. Gestantes, assim como crianças até 5 anos, adultos a partir dos 65 anos e portadores de doenças crônicas são os grupos prioritários. Sabemos que você quer estar protegida e proteger sua família das infecções respiratórias e a vacina é uma importante arma contra a gripe.

Algumas pessoas acreditam que esta é uma doença leve e por isso não dão a devida importância à vacinação. Embora na maioria das vezes a recuperação aconteça em alguns dias, com repouso e medicação sintomática, algumas pessoas desenvolvem complicações graves, que podem colocar a vida em risco.

Vacina todo ano

Mesmo que você já tenha tomado a vacina no ano passado, está na hora de tomar de novo. Como o Influenza sofre mutação rapidamente, todo ano é desenvolvida uma nova vacina, que contém proteínas de diferentes cepas do vírus. E é justamente agora, no outono e no inverno, que aumenta o número de casos.

Reações

Após a vacinação, algumas pessoas apresentam reações leves como dor no local, vermelhidão ou endurecimento, que desaparecem em até 48 horas. Compressas frias ajudam a aliviar. Outras reações que podem ocorrer, mas são mais raras, são: febre, mal-estar e dor muscular.

Quem deve tomar

As campanhas de vacinação focam nestes grupos:

  • Crianças a partir de 6 meses de idade até 5 anos;
  • Adultos a partir dos 65 anos;
  • Gestantes;
  • Portadores de doenças crônicas.

Porém, todas as faixas etárias se beneficiam da vacina. Quanto mais gente imunizada, maior a contribuição para diminuir a circulação do vírus.

Quem não deve tomar

A vacina é contraindicada para pessoas com reação de hipersensibilidade a qualquer vacina influenza ou a qualquer componente da vacina, incluindo ovo.

Bebês abaixo dos 6 meses de idade também não devem tomar, assim como pessoas com doenças infecciosas em fase aguda ou com febre (incluindo a Gripe).

Esquema de doses

Para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade, são aplicadas duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês. Depois disso, é feita a vacinação anual em apenas uma dose. A partir de 9 anos, é aplicada uma dose única anual.

Onde tomar

Pensando em proteger nossas pacientes, seus bebês e familiares, disponibilizamos a Vacina da Gripe Tetravalente em nosso Centro de Vacinação, no valor de R$ 140 a dose que pode ser parcelado, consulte condições.
Atendemos também em domicílio.

Unidade Cincinato Braga – R. Cincinato Braga, 37 – 2 Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01333-01

Unidade Ibirapuera – Av. República do Líbano, 732 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 04502-001

Fale conosco!

(11) 3056-9000 ou pelo nosso whatsapp