Santa Maria recebe certificação internacional em Sepse - Hospital e Maternidade Santa Maria

Logo santa maria

Logo santa maria

Voltar para o Blog

Santa Maria recebe certificação internacional em Sepse

Publicado em 29 de setembro de 2022

O Hospital e Maternidade Santa Maria recebeu a certificação de “Centro de Excelência em Sepse”, do Programa de Distinção no Tratamento da Sepse, desenvolvido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), em parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS).

A sepse, também conhecida como infecção generalizada ou septicemia, é um conjunto de manifestações graves no organismo produzidas por uma infecção, que podem acabar comprometendo o funcionamento de vários órgãos, podendo levar à morte se não descoberta e tratada rapidamente. É a terceira causa de mortalidade materna no Brasil, atrás apenas de eclampsia e hemorragia.

Por isso, aqui no Santa Maria levamos este assunto a sério. O Grupo Santa Joana criou um protocolo especialmente para gestantes e puérperas. Isso porque os protocolos que geralmente são utilizados para identificar e tratar a sepse levam em conta sinais clínicos que podem ser diferentes nas gestantes, como a pressão arterial.

Para capacitar as equipes que cuidam das pacientes em nossa maternidade, realizamos treinamentos para todos os profissionais de saúde, por meio do Programa de Redução de Mortalidade Materna.

No processo de certificação, esses treinamentos foram avaliados, assim como os nossos indicadores, o atendimento e o fluxo para as pacientes com sepse. “Recebem o selo apenas os hospitais que conseguem comprovar que tem as melhores práticas na assistência da paciente com sepse”, explica a Dra. Camila Almeida, coordenadora do protocolo de Sepse do Hospital e Maternidade Santa Joana e infectologista do Grupo Santa Joana.

O Santa Maria e os outros hospitais do Grupo (Hospital e Maternidade Santa Joana e Pro Matre Paulista) foram os primeiros do Brasil a receber esta certificação, comprovando que os protocolos adotados são baseados nas melhores práticas ao garantir assistência de qualidade às pacientes.