Dengue e gestação: perguntas e respostas - Hospital e Maternidade Santa Maria

Logo santa maria

Logo santa maria

Voltar para o Blog

Dengue e gestação: perguntas e respostas

Publicado em 5 de março de 2024

Na gestação, é normal ficarmos mais preocupadas com doenças infecciosas. Agora que o assunto do momento é a dengue, que já alcançou mais de 1 milhão de casos no Brasil neste ano, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a doença na gestação.

Como se prevenir?

Usar repelentes é seguro para gestantes e é o método mais eficiente para se proteger dos mosquitos. É importante escolher um produto aprovado pela Anvisa.

A Icaridina é a substância com mais estudos publicados relacionados a gestantes, por isso produtos à base desse princípio ativo são os mais recomendados.

Outras maneiras de se proteger envolvem deixar a pele menos exposta, protegida por manga comprida e calça comprida, além de usar roupas de cor clara.

O uso de inseticidas no ambiente, telas, mosquiteiros e ar-condicionado, por exemplo, também ajuda a afugentar dos mosquitos.

Devo passar o repelente antes ou depois do protetor solar?

O repelente deve ser a última camada de produto aplicado na pele, depois do creme e do protetor solar.

Lembre-se que perfumes e cremes perfumados não repelem os mosquitos, pelo contrário: atraem!

Quando suspeitar de dengue?

Os sintomas de dengue podem ser confundidos com outras doenças infecciosas, mas uma das diferenças é que, na dengue, não há sintomas respiratórios.

Conheça os principais sintomas da dengue:

  • Febre
    • Dor abdominal
    • Artralgia (dor nas articulações)
    • Náuseas e vômitos
    • Cefaleia
    • Hipotensão (pressão baixa)
    • Letargia (apatia) e sonolência
    • Irritabilidade

Em gestantes, o diagnóstico pode ser demorado porque alguns sintomas são considerados normais durante a gestação, como as náuseas, dores e pressão baixa.

Quais são os sinais de alerta para dengue grave?

Os principais sinais de alarme são sangramento de mucosa (gengiva, nariz, vagina e urina), vômitos persistentes e dor intensa no abdome. O agravamento da doença pode ocorrer rapidamente. Não hesite em procurar ajuda médica a qualquer sintoma!

Quais exames são feitos para confirmar a doença?

Para diagnosticar a dengue, o médico poderá solicitar um hemograma. Além disso, se a paciente estiver nos primeiros cinco dias de febre, será solicitado o exame de Dengue Antígeno NS1. A partir do 6º dia, o exame indicado é a sorologia para dengue.

O que a dengue pode causar na gestação?

A dengue não causa malformações no bebê. Por outro lado, pode elevar o risco de abortamento (principalmente no primeiro trimestre), parto prematuro, baixo peso ao nascer e outras complicações. Se confirmado o diagnóstico, a gestante deve ser acompanhada.

Utilizo medicamentos para pré-eclâmpsia. Devo me preocupar?

Medicamentos usados para o tratamento de pré-eclâmpsia, como o ácido acetilsalicílico (aspirina), são contraindicados em caso de dengue, pois aumentam o risco de hemorragias. Por isso, em caso de sintomas e suspeita da doença, é importante falar imediatamente com o médico, que avaliará se o remédio deve ser mantido ou suspenso.

Posso tomar a vacina contra a dengue?

Durante a gestação e amamentação, não se deve tomar a vacina contra a dengue.

Se tiver dengue na gestação, precisarei fazer uma cesariana?

O parto pode ser normal, a depender do quadro clínico da paciente. É importante estar numa maternidade especializada em gestação de alto risco e com infraestrutura de cuidados intensivos.

O bebê pode nascer com dengue?

Caso a gestante tenha sido infectada 10 dias antes de dar à luz ou menos, há uma chance de o bebê nascer com dengue, mas essa é uma situação rara. O recém-nascido pode manifestar o quadro até o 11º dia de vida.

No caso de bebê infectado, como prosseguir?

Ele deve ser bem monitorado desde seus primeiros dias de vida, observando a possível evolução do quadro.

A dengue pode ser transmitida pela amamentação?

Não, a dengue não passa pelo leite e nem de uma pessoa para outra. Para evitar a infecção do bebê, o recomendado é que a mãe faça uso de repelente em todas as áreas descobertas do corpo, pois o Aedes pode picá-la e, depois, picar a criança.

O bebê pode usar repelente?

Alguns repelentes podem ser usados a partir dos 3 meses. Consulte o pediatra do bebê antes de escolher o produto.