Guia de internação para cirurgias - Hospital e Maternidade Santa Maria

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Guia de internação para cirurgias

Em caso de cirurgia ou procedimento agendado no Hospital e Maternidade Santa Maria, estamos preparados para te receber e cuidaremos de todos os detalhes para que você se sinta acolhida, com conforto e segurança.

Em caso de dúvidas ou pedidos, nosso Setor de Relacionamento está à disposição para te atender.

E-mail: relacionamento@maternidadesantamaria.com.br
Tel.:  (11) 3056-9000, opção 2

Passo a passo da internação

No dia agendado para o seu procedimento, você deve se direcionar à entrada principal do Hospital e Maternidade Santa Maria (Rua Leôncio de Carvalho, 233), com três horas de antecedência para a realização dos processos administrativos ou de acordo com a solicitação médica.

Não se esqueça de levar os documentos necessários para internação (veja a lista abaixo).

Assim que você chegar, dirija-se à recepção para se identificar. Após realizar os procedimentos de internação, a nossa equipe levará você e seu acompanhante (verifique com seu médico se é necessária a presença de um acompanhante)  até a acomodação. A próxima etapa é a admissão realizada pela enfermagem.

Preparação para a cirurgia

Verifique com o seu médico os preparos que devem ser seguidos para a realização da cirurgia, como a necessidade de fazer jejum e com quantas horas de antecedência é preciso chegar ao Hospital para realizar a internação.

Documentação para internação

  • RG e CPF ou CNH da paciente e do acompanhante responsável (se internar com acompanhante)
  • Carteirinha do convênio (física ou virtual)
  • Relatório médico ou encaminhamento médico, se tiver
  • Guia, senha de autorização ou token do convênio (caso o convênio não emita a guia ou senha de autorização, a paciente deve certificar-se de que seu plano oferece cobertura às acomodações do Hospital e Maternidade Santa Maria)
  • Consentimento cirúrgico (o termo assegura que a paciente recebeu todas as orientações sobre o procedimento a que será submetida e que autoriza a realização pelo médico responsável)
  • Exames pré-operatórios

Acompanhantes

Pergunte ao seu médico se é necessária a presença de um acompanhante para internação. No momento da alta será necessário um acompanhante.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável, que deve ser o pai, a mãe ou um responsável legalmente constituído e documentado.

Maiores de 60 anos também deverão estar acompanhados.

Devido à pandemia de COVID-19, solicitamos que todos os acompanhantes e visitantes utilizem máscaras durante a permanência na instituição, assim como incentivamos a higienização correta das mãos e o distanciamento social.

Informações para o acompanhante

Durante a cirurgia, o acompanhante poderá aguardar na acomodação. Ele pode combinar previamente com o médico para que este ligue no telefone do quarto para passar informações sobre a cirurgia.

Consulte o departamento de internação sobre a cobertura de refeições para acompanhantes. Para visitas, disponibilizamos uma lanchonete na área externa.

Orientações sobre seus pertences

  • É importante ficar atento em relação aos pertences quando sair do quarto e seguir para a cirurgia.
  • Em todas as acomodações privativas ou semi privativas, há um cofre com senha programada pelo cliente para guardar seus pertences em segurança. Para utilizá-lo, solicite auxílio à equipe de enfermagem.

Uso de medicamentos

  • Em caso de medicamentos de uso contínuo ou vitaminas, a paciente deve trazê-los em suas embalagens originais com lote e validade legíveis e comunicar a enfermagem sobre eles. O médico responsável irá avaliar a necessidade de seguir ou não com esse tratamento. O uso de medicamentos em porta-comprimidos ou blister cortados não é permitido dentro da maternidade.
  • Somente após a conferência do nome completo, da data de nascimento e da revisão das instruções da prescrição médica pelo farmacêutico, a medicação será administrada pela equipe de enfermagem.
  • Após ser medicada, a paciente deve avisar a enfermagem caso perceba alguma reação incomum. Assim, os efeitos poderão ser melhor avaliados pelo médico e acompanhados pela nossa equipe.
  • Os medicamentos fornecidos são apenas para os pacientes.
  • O farmacêutico está à disposição para esclarecer as dúvidas sobre a medicação em uso durante a internação. Para isso, peça para a equipe de enfermagem acioná-lo.

Clique aqui e confira o termo de Direitos e Deveres do Paciente.

Prepare-se para o dia da cirurgia

  • Paciente não deve fazer uso de adornos (brincos, colares, piercing);
  • Esmaltes de cor clara, sem glitter;
  • Proibido: Qualquer extensão nas unhas (postiça, gel, vidro, fibra, porcelana, etc);
  • Proibido: Alongamento de cílios ( qualquer tipo, fio a fio, extensão, postiços etc);
  • Proibido: Apliques no cabelo / megahair (extensão, cabelo humano, fio a fio, etc);

Acomodações

Todas as nossas instalações foram planejadas para proporcionar o máximo de conforto, segurança e bem-estar. Seja no mobiliário, na iluminação e na decoração, tudo foi pensado com esse intuito.

Acolhemos a mulher de forma única, respeitando suas características e necessidades, para que tenha aqui o que precisa, como:

  • Kit de higiene pessoal;
  • Roupa de cama para paciente e acompanhante (nas acomodações semiprivativas, o acompanhante deve solicitar a roupa de cama no posto de enfermagem);
  • Cama reclinável e com grade de segurança (com sistema de controle de inclinação ao lado da cama e ao seu alcance);
  • Mesa para refeições;
  • Frigobar (01 frigobar para as 02 Pacientes no caso de Enfermaria);
  • Cofre de segurança para seus pertences (com as instruções de uso);
  • Ar-condicionado com acionamento através de controles disponíveis nas acomodações;
  • Campainha para chamar a enfermagem, ao lado da cama e no banheiro (junto ao box);
  • TV com controle remoto;
  • Nas acomodações semiprivativas, o banheiro privativo é de uso exclusivo das pacientes.

Frigobar

Tendo em vista a saúde da paciente e das pessoas que a acompanham e visitam, esclarecemos que o frigobar é exclusivo para guardar água e bebidas fornecidas pelo hospital em embalagens lacradas. O hospital não permite o armazenamento de alimentos e bebidas abertos, consumidos pela metade ou violados.

Refeições

  • Todas as refeições são preparadas sempre de acordo com as orientações dos médicos e da nutricionista.
  • Refeições e bebidas para a paciente já estão inclusas na diária hospitalar.
  • As refeições para acompanhantes serão disponibilizadas na acomodação, junto a refeição da paciente. Consulte o setor de internação sobre a cobertura de refeições para o acompanhante.
  • Caso precise de adaptações no cardápio, consulte uma de nossas nutricionistas.
  • Disponibilizamos também um acompanhamento nutricional em caso de necessidades dietéticas especiais.
  • Importante: não recomendamos o consumo de alimentos que não sejam aqueles oferecidos pelo nosso serviço de nutrição.
  • Para os visitantes, temos uma lanchonete na área externa.

Visitas

Neste momento de pandemia, os acessos de visitantes só serão permitidos com utilização de máscara durante todo o tempo dentro da Instituição e a realização correta da higiene das mãos.

Estamos avaliando sintomas e aferindo a temperatura de todos na entrada do hospital.
Não será permitida a visita ou permanência do acompanhante na Instituição caso apresente alguns dos sintomas abaixo:

– Febre (temperatura maior ou igual a 37,8º C.)
– Sintoma respiratório como tosse, coriza, dor de garganta e falta de ar
– Perda de olfato ou paladar

Para a segurança de todos, os visitantes são cadastrados na recepção antes da entrada.

  • Na enfermaria, estão permitidos dois visitantes por período, das 9h às 12he das 19h às 21h podendo subir um visitante por vez.
  • No apartamento, estão permitidos dois visitantes por período, das 9h às 12he das 19h às 21h, podendo subir dois visitantes por vez.

Prevenção de queda

  • Evite o uso de salto alto e roupas compridas que impedem a visualização dos pés.
  • Siga as orientações da enfermagem para sair do leito após o procedimento cirúrgico.
  • Evite os banhos muito quentes, pois há risco de queda de pressão e acidentes.
  • Se sentir mal-estar, fraqueza ou tontura, peça ajuda para levantar e aguarde a avaliação de um de nossos profissionais.

Prepare-se para o dia da alta

  • A paciente deve verificar com o médico uma data provável para a sua alta e se planejar com o seu acompanhante.
  • As pendências administrativas da paciente, como autorização de convênio, prorrogações e relatórios médicos devem ser solucionadas no dia da alta.
  • Guarde na mala seus pertences e verifique se não esqueceu nenhum dentro do quarto.
  • Ainda na acomodação, um dos profissionais da enfermagem irá te entregar os documentos e dar todas as orientações necessárias para a continuidade dos cuidados em casa. Os exames laboratoriais podem ser retirados no site.
  • A secretaria, localizada no 1o andar, irá telefonar para o seu leito e solicitar o comparecimento do responsável para assinar a alta hospitalar. Com ela assinada, o responsável receberá um documento que deverá apresentar ao posto de enfermagem do andar da sua acomodação e ao serviço de Apoio Operacional (segurança), que irá conferir a sua identificação antes de você sair do hospital.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

Telefone: (11) 3056-9000 – opção 2